compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Candidatos terão acesso à nota de redação, e à pontuação de cada uma das áreas de conhecimento
Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Os candidatos terão acesso à nota de redação, que varia de zero a mil, e à pontuação de cada uma das áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
O resultado individual poderá ser conferido na Página do Participante — por meio do portal e do aplicativo do Enem. Para ver as notas, o candidato deve fazer login, informando seu número de CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.
Caso o participante tenha esquecido a senha, pode conferir o tutorial de recuperação divulgado pelo Ministério da Educação em outubro de 2019.
Para os “treineiros”, aqueles que não irão concluir o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março de 2020.
Em 2020, o exame contará com mais uma novidade: o Enem Digital. No primeiro ano, a aplicação ocorrerá em modelo-piloto.
A implantação será progressiva, com previsão de consolidação em 2026.
As primeiras aplicações digitais serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel. O modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.”
Como ver o resultado do Enem 2019?
Veja o passo a passo para conferir as suas notas:
Entre na página do participante: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial ;
Informe seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada na inscrição do Enem 2019;
Caso você não lembre da sua senha, não tem problema! É possível recuperá-la ao clicar no “Esqueci minha senha”:
– Indique seu CPF; – Clique na figura indicada; – Após, clique em “Esqueci minha senha”.
Logo após, você terá acesso à sua Página do Participante, no qual informará o seu resultado nas seguintes áreas de conhecimento:
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias; – Ciências Humanas e suas Tecnologias; – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; – Matemática e suas Tecnologias.
Além disso, em uma categoria separada, logo abaixo, está a nota de “Redação”.
Caso não apareça o resultado quando você abrir a página, é só clicar na opção “Resultado” do menu do lado esquerdo da tela e selecionar o resultado de qual ano que quer ver.
Cálculo das notas
Para chegar ao resultado, o Inep adota um conjunto de modelos matemáticos que permitem a comparabilidade entre as edições do exame.
Ou seja, as notas do exame não são calculadas com uma simples soma do número de questões acertadas e, sim, a partir de uma escala — como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
De acordo com o nível de dificuldade, as 180 questões das provas ocupam uma posição diferente na régua.
Além disso, as respostas devem seguir uma linha de coerência: errar perguntas consideradas fáceis e acertar as mais difíceis sinaliza uma inconsistência do participante, indicando um possível “chute”.
Por isso, dois candidatos que fizeram a mesma edição e acertaram o mesmo número de questões podem ter notas diferentes.
*GaúchaZH e Quero Bolsa